quinta-feira, 3 de julho de 2008

UE: Portugueses são os menos entusiastas com o nuclear

Os portugueses continuam a ser dos europeus menos favoráveis à produção de energia nuclear, apoiada apenas por um em cada quatro inquiridos, metade do valor da média comunitária, revela um inquérito hoje divulgado em Bruxelas.
O Eurobarómetro encomendado pela Comissão Europeia revela que apenas 23 por centro dos portugueses são a favor da produção de energia por centrais nucleares, um valor muito distante da média da União Europeia, de 44 por cento, e o quinto mais baixo entre os 27, apenas à frente de Chipre, Áustria, Malta e Grécia.
A percentagem de portugueses que apoiam com especial entusiasmo a opção nuclear - respondendo que são "totalmente a favor" - é de apenas 4 por cento, o terceiro valor mais baixo da UE, cuja média é de 11 pontos percentuais.
A análise à evolução da opinião pública a nível nacional revela que, desde 2005, se registou um crescimento do apoio à energia nuclear na maior parte dos países europeus, incluindo Portugal, mas enquanto em média esse apoio cresceu 7 por cento na União Europeia nos últimos três anos, no caso português a subida foi de apenas 2 pontos percentuais.
CONTINUA ...
Diário Digital

Sem comentários: