sexta-feira, 4 de julho de 2008

Hamas suspende negociações com Israel

O movimento radical palestiniano Hamas anunciou esta sexta-feira a suspensão das negociações com Israel, para a libertação do soldado israelita Gilad Shalit, sequestrado há dois anos na Faixa de Gaza, em troca da libertação de prisioneiros palestinianos.
De acordo com Al-Muzeini, um membro do Hamas que é considerado o responsável pelo processo do soldado israelita, a decisão de suspender as negociações foi tomada devido ao facto de Israel não respeitar os termos da trégua, em vigor desde 19 de Junho na Faixa de Gaza, nomeadamente a abertura dos pontos de passagem e a autorização de entrada de todas as mercadorias.
Gilad Shalit foi raptado em Junho de 2006, na sequência de um ataque palestiniano na fronteira da Faixa de Gaza, perpetrado por três grupos armados palestinianos, um dos quais membro do Hamas.
O movimento islâmico exige a libertação de mais de 100 prisioneiros palestinianos em troca do soldado israelita, tendo iniciado há vários meses negociações com Israel, sob a mediação do Egipto, para estabelecer um acordo.

Sem comentários: