quinta-feira, 5 de julho de 2007

Afeganistão: Seis soldados canadianos mortos



Seis soldados canadianos e um intérprete afegão morreram hoje no Sul do Afeganistão, vítimas de um dos ataques com explosivos mais mortíferos contra as forças aliadas.

O ataque ocorreu numa altura em que um alemão está desaparecido há uma semana, receando-se que tenha sido raptado por desconhecidos.

Esta explosão de um engenho armadilhado à passagem de um veículo do exército canadiano ocorreu a cerca de 20 quilómetros a sudoeste de Kandahar, precisou o general canadiano Tim Grant.

Violentos confrontos ocorreram nos últimos dias nesta região.

Trata-se do atentado com explosivo mais mortífero para a ISAF e para as forças canadianas, desde 08 de Abril quando seis soldados canadianos morreram na província de Kandahar, berço do movimento dos talibãs.

O contingente canadiano é depois do norte-americano o que pagou o tributo mais pesado com a morte de 66 soldados desde a queda do regime dos talibãs no final de 2001.

Desde o início do ano, morreram 105 soldados da Força internacional de Assistência à Segurança (ISAF) e da coligação sob comando norte-americano, a maioria em operação, contra 191 em 2006.

A ISAF conta com cerca de 37.000 soldados de 37 países, nomeadamente Portugal, que tem cerca de 150 militares portugueses às ordens desta força internacional da Aliança Atlântica.

Diário Digital / Lusa



Aos COMANDOS em missão no Afeganistão, o ComandoMotard deseja as maiores felecidades, sabendo que o vosso regresso está para breve, e nunca se esqueçam que:
A SORTE PROTEGE OS AUDAZES

Sem comentários: