terça-feira, 3 de julho de 2007

Pequim proíbe taxistas com cabeça rapada e barba





A aproximação dos Jogos Olímpicos impõe regras apertadas

Uma cidade com mais de 10 milhões de habitantes pode ser caótica. Mas, no caso de Pequim, mesmo com nove milhões de bicicletas (segundo Katie Melua), destacam-se as regras. Uma das últimas, proíbe os taxistas da capital chinesa de terem a cabeça rapada e de usarem barba. Tudo por causa dos Jogos Olímpicos de 2008.

Segundo a imprensa local, as autoridades do gigante asiático estão preocupados com a imagem do país junto dos turistas. Há dois meses atrás, os condutores de táxi já tinham visto ser-lhes vedado o uso de penteados «demasiado sofisticados». Antes, já tinham sido proibidos de fumar dentro dos veículos.

Para o município da capital chinesa a «boa impressão» junto dos visitantes é um ponto fundamental, por isso as novas regras deverão entrar em vigor em meados deste mês.

Esta é uma profissão dura em qualquer grande cidade do mundo, mas em Pequim é particularmente árdua. Ao todo, existem 70 mil taxistas, que além de serem mal remunerados, trabalham muitas horas por dia.

Não é invulgar alguns destes trabalhadores dormirem e comerem nos seus veículos, o que por vezes provoca alguns incómodos aos clientes. Com aproximação dos Jogos Olímpicos, as autoridades não querem que nada comprometa a imagem da cidade milenar. Nem um cabelo a mais, nem um cabelo a menos.

In: PortugalDiário

Sem comentários: