terça-feira, 3 de julho de 2007

Diferentes vencedores no arranque do SX



O «Nacional» de SX teve início em Águeda, após ter sido adiada a primeira ronda prevista para Ourém devido à chuva. Um arranque promissor que deixa antever uma temporada bastante animada, pelo menos «episódios» não faltaram.
Na manga de SX2, Sandro Marcos (Suzuki) voltou a ser o homem do momento. O Campeão Nacional de MX2 garantiu o triunfo com onze segundos face a Nuno Gonçalves (KTM). Hugo Basaúla (Suzuki) encerrou o pódio mas já a mais de 30 segundos, após levar a melhor no confronto com Nélson Silva (Yamaha).
Já em SX1, a manga começou praticamente com um choque entre Henrique Venda (Kawasaki) e Paulo Gonçalves (Honda). Na saída da primeira curva o piloto da «Team Green» tentou meter por dentro mas teve de alargar a trajectória e embateu forte em Speedy. Os dois ficaram caídos sendo obrigados a se aplicar para recuperar o imenso tempo perdido.
Quem agradeceu foi Roman Perez (Suzuki) – Campeão Espanhol que defende as cores da MotoGomes – e Hugo Santos (Yamaha). Os dois isolaram-se da restante caravana e rodaram próximos durante grande parte da manga com vantagem para o homem da MotoGomes que venceu com cerca de 14 segundos de avanço. Mais atrás Venda e Speedy nunca baixaram os braços e conseguiram mesmo chegar à terceira e quarta posições, respectivamente, depois de levarem a melhor sobre um aguerridos Aaron Bernardez (Honda) e de Ricardo Pazos (Honda). No final Venda viria a ser desclassificado pela manobra aplicada no início da manga o que permitiu a Speedy ascender ao pódio. O piloto da Kawasaki foi assim obrigado a alinhar na manga de repescagem, onde não teve dificuldade para garantir o apuramento para a final de Elite.
Apesar deste esforço extra, «Vendaval» assumiu o comando da manga ainda na primeira volta depois de passar Speedy e desde então não mais foi incomodado. Conseguiu de pronto uma vantagem face ao rival da Honda e até final foi dilatando a mesma terminando com oito segundos. A segunda posição foi conseguida por Sandro Marcos. O piloto de Matosinhos aplicou um forcing nas voltas finais – ou terão sido ou opositores a quebrar? – e conseguiu não só levar a melhor sobre «Zantos» como ainda roubou, na última volta, o segundo posto a Speedy.
Tivemos assim três diferentes vencedores nas três diferentes mangas. Segue com vantagem a MotoGomes/Suzuki/Cepsa entre as equipas. O próximo «round» está agendado para o dia 7 de Julho em Paço de Negros.

Sem comentários: