sexta-feira, 6 de julho de 2007

A Moto de Grande Prémio


As motos que correm no Campeonato Mundial não são simplesmente máquinas de rua envenenadas. Elas são motos de alto desempenho projetadas especificamente para corridas em altas velocidades em circuito fechado. A maioria das motos de Grande Prêmio têm hoje motores de quatro tempos de 800 cm3 e são capazes de produzir mais de 230 cv de potência.

Toda essa potência leva a um interessante paradoxo de engenharia. Para uma moto fazer curvas a velocidades perto de 320 km/h, a moto deve ser curta com um ângulo agudo na cabeça de direção nos garfos dianteiros. Infelizmente, uma moto projetada deste modo não oferecerá grande estabilidade quando entrar em uma recta. Aumentar o ângulo dos garfos e assim a distância entre eixos, resulta em uma moto estável, mas que não pode fazer curvas em altas velocidades. Enquanto a maioria das motos de rua tendem ao desenho citado por último, uma moto de corrida em Grande Prêmio tem de manter uma distância curta entre eixos, tornando-a tão difícil de pilotar que apenas poucos corredores profissionais aceitam o desafio.

Os pilotos de motos de Grande Prêmio usam fatos de couro reforçados com uma armadura corporal e material anti-abrasivo de carbono-Kevlar. Como os pilotos se inclinam de 45 a 55 graus para fazer as curvas, devem proteger os seus joelhos com joelheiras deslizantes de plástico ou madeira. As joelheiras também os ajudam a medir em que inclinação estão conforme executam uma curva.

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